terça-feira, 28 de dezembro de 2010

O NATAL ESTÁ NO AR


Quatro domingos antes do Natal iniciamos o período do Calendário litúrgico conhecido como advento. Talvez nessa hora você esteja se perguntando: o que é isso? A palavra “advento” por si só é extremamente sugestiva, pois tem o significado de chegada, vinda e descoberta. E é dessa forma que vamos estar encarando as quatro semanas que antecedem o Natal. Lembrando do maior de todos adventos, o Deus Emanuel, a encarnação do verbo, Jesus Cristo. Logo, esse é um período de extremo significado, pois nele, mais do que em outras épocas, é necessário nos lembrarmos do amor de Deus, que vem até nós e nos envia ao outro.

Nesses dias em que a grande festa se aproxima, você já começa a se preparar e a enfeitar a sua casa, mas você sabe o real significado dos enfeites de Natal? Lembre-se Natal para nós é o advento de Cristo, e tudo deve estar a serviço dessa proclamação, inclusive os enfeites. Vão aqui algumas dicas dos verdadeiros enfeites de Natal e seus significados:

Guirlanda – É um arco feito de material verde ou folhas naturais, ornado de fitas brancas e vermelhas. Seu formato circular aponta para o significado da promessa que não pode ser quebrada; a cor verde anuncia a presença da vida e da esperança, tal como presentes na natureza; a fita vermelha faz menção do sangue de Cristo e a fita branca simboliza a paz que está sobre aqueles que têm os seus olhos voltados para a pessoa de Cristo.

Árvore de Natal – Apesar de já Ter sido vítima de muito preconceito entre os evangélicos, por ser associada por muitos à superstições pagãs e mitológicas. A pequena árvore traz com sigo um belo significado. Oriunda dos países europeus onde o dia de Natal é comemorado na mais longa e fria noite do ano, onde o pinheiro é a única vegetação que mantém as suas folhas, resistindo ao frio. Ter um pinheiro enfeitado em casa significa estarmos dizendo que a vida vence a morte e o frio. Pois Cristo é a nossa vida!

Coroa do Advento – Como o nome já diz é uma coroa, feita de folhas verdes com quatro velas. Traz consigo o somatório de símbolos e significados dos outros dois enfeites, pois tendo surgido no norte da Alemanha, numa região predominantemente protestante, as folhas verdes de pinheiro são obrigatórias na sua confecção. As velas que são acessas uma de cada vez a cada Domingo do advento, onde a última é acessa no dia de Natal. Apontam para a luz que vai crescendo e aumentando até o seu momento de maior esplendor, a plenitude do tempo, onde o Cristo nasce de uma mulher para a glória de Deus Pai e salvação nossa!

Que nesse Natal possamos estar nos preocupando mais com o aniversariante do que com a festa, pois tudo deve apontar para Ele, Jesus Cristo. Por isso glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem Ele quer bem.

Rev. Vinck Vitório

Nenhum comentário:

Postar um comentário