segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Preciso de Heróis!


Hoje me lembrei com intenso saudosismo de como foi bom ser criança. Foi maravilhoso olhar para o alto e reconhecer nos adultos a certeza de segurança e o referencial de identidade que eu queria seguir na vida adulta. Era fácil poder dizer com quem eu queria me parecer quando crescesse. Era bom demais poder afirmar: quando eu crescer eu quero ser igual a ele! Os heróis existiam em abundância!
Os anos passaram, e passaram muito rápido. O crescimento veio, as responsabilidades também, as decepções foram inevitáveis, as descobertas nem sempre empolgantes, mas enfim, vida adulta aqui estamos nós! Porém, o que mais impressiona nesse processo de "amadurecimento" é o sumiço dos heróis.
Diferentemente do que afirmou Cazusa, os meus não morreram de over dose. Alguns simplesmente abandonaram a capa, outros se revelaram sem poder algum, houve aqueles que na verdade sempre foram vilões, e não faltou quem tivesse uma identidade secreta que deveria ter permanecido secreta. O mais triste é ter que constatar que a galeria da "liga da justiça", ou melhor dizendo dos heróis da fé, anda meio esvaziada.
Diante dos dilemas, das inquietações, dos medos, que mesmo na vida adulta ainda se fazem presentes, gostaria de poder exclamar: "quem poderá nos socorrer?" Tendo a certeza de que, ao menos uma patética caricatura de herói, iria aparecer desejosa de ajudar. Mas é aí que está a raíz do problema, falta o desejo, a vontade, a disposição e o despreendimento para ajudar. Os heróis estão ausentes porque não existe o desejo de sermos heróis e de igual forma não há também expectativa por ajuda e bons exemplos.
A essa altura muito facilmente alguém já deve estar dizendo: nosso herói e ajudador é Jesus! Não tenho dúvida disto, mas me assusta ter que reconhecer que temos usado muito mais as nossas delcarações acerca do Senhor como justificativa ao nosso o egoísmo do que como afirmação de fé. Literalmente temos vivido o cada um por si e Deus por todos.
Não desejo pessoas perfeitas, mas preciso de gente que viva o Evangelho ao invés de se contentar em só falar Dele. Não preciso de indivíduos superdotados o com super-poderes a minha volta, mas simplesmente de pessoas que tenham o poder de amar. Preciso de gente a quem eu possa ajudar e daqueles que ficarão felizes em me oferecer ajuda. Preciso da verdadeira Igreja de Cristo!
Que Deus nos ajude a encontrar essa realidade e a desempenhar o nosso lugar nela!

Rev. Vinck Vitório

Nenhum comentário:

Postar um comentário